sábado, 7 de fevereiro de 2009

JUGUEIROS JÁ ESTÁ NO TWITTER!


> Clicar na imagem para ampliar

TWITTER: “O QUE É QUE ESTÁS A FAZER”?
É a esta pergunta que se responde no Twitter, um serviço de microblogging, que tem vindo a conhecer uma popularidade crescente em Portugal.

A ferramenta é simples e enquadra-se dentro da lógica de comunidade proposta pela Web 2.0 (Web Social). Com uma particularidade. No Twitter não há perfis complexos (como no Hi5) ou "posts" sem fim (como nos blogues). Após um curto registo, cada membro é convidado a seguir (e a ser seguido por) outros utilizadores, sendo a comunicação garantida através de pequenas mensagens (tweets) de 140 caracteres.

Hoje, o Twitter é usado pelos órgãos de comunicação social como forma instantânea de difusão de conteúdos. Mas não só. Em Portugal, actores, humoristas, músicos e políticos também já aderiram à nova moda. Sintomático. Desde o passado dia 23 de Janeiro, por exemplo, que é possível conhecer todos os passos de Cavaco Silva no Twitter Oficial da Presidência da República Portuguesa.

O IRC DA ERA MODERNA
Apesar do conceito voyeurista subjacente (o utilizador é convidado a revelar o que está a fazer a cada momento), o uso que é dado a este serviço de microblogging - ferramenta que permite actualizações rápidas e curtas e, se possível, a partir de uma multiplicidade de suportes diferentes onde a internet e o telemóvel se destacam. Num destes dias, um rapaz presenciou ao vivo um assalto perto da sua casa. Agarrou no telemóvel e começou a relatar via sms para o Twitter o que se ia passando. Entre os Seguidores (Followers) encontravam-se alguns Jornais de referência que, ao perceberem a realidade da coisa, começaram a publicar nos seus sites o que ia acontecendo! O utilizador comum, nestas situações, acaba por fazer jornalismo improvisado mesmo sem dar por isso!

COMO FUNCIONA O TWITTER?
Um utilizador pode seguir e ser seguido por outros. Cada utilizador vai postando e também recebendo os tweets (mensagens) daqueles que segue. Tudo isto em apenas 140 caracteres – espaço máximo que pode ocupar cada tweet. Estão disponíveis várias aplicações que permitem receber e postar novos tweets sem se ter de aceder ao site. As actualizações do Twitter podem, ainda, ser recebidas via RSS e SMS. Existe, também, a possibilidade de envio de mensagens directas entre utlizadores que se seguem um ao outro. “Muita gente usa aquilo [o Twitter] como IRC”, refere João Antunes, o primeiro português a registar-se neste serviço de microblogging.

Registem-se em www.twitter.com... Será interessante seguir o paleio entre nós!

:: texto gentilmente roubado em: http://jpn.icicom.up.pt

Sem comentários: