sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

BRASIL . COREIA NORTE . COSTA MARFIM . PORTUGAL


> Clicar na imagem para ampliar

Ora aí está uma boa notícia! Grupo potente este onde foi cair a nossa Selecção! Confesso que prefiro mil vezes ter caído num grupo forte (qual não o era?) do que num "assim-assim"... Como todos já percebemos, a Selecção tem forte apetência para fazer excelentes jogos e melhores resultados quando joga sobre pressão e defronta equipas poderosas.

Quem não se lembra do fabuloso Europeu em 2000 onde no nosso grupo figuravam Alemanha, Inglaterra e Roménia? Desde logo vaticinaram um afastamento prematuro da equipa das quinas perante tamanhos colossos do futebol mundial! O certo é que, logo no primeiro encontro contra a Inglaterra e contra a corrente do jogo sofremos 2 golos! Recordo-me perfeitamente de achar tamanha injustiça pois estávamos a fazer um excelente jogo. Felizmente o Figo disparou aquela bomba e colocou alguma justiça no resultado. De seguida aquele golaço em "mergulho de peixe" do João Pinto e a machadada final do Nuno Gomes deu a reviravolta aos acontecimentos na altura. Foi o acender de rastilho para o que a seguir se veria! Segundo jogo aparece-nos a Alemanha com aquela sobranceria que lhes é reconhecida e o Sérgio Conceição resolveu brindá-los com 3 golos sem resposta! Para o último jogo da fase de grupos estava reservado um Costinha goleador que já nos descontos nos deu a vitória e a totalidade dos 9 pontos relativos aos 3 jogos... Quem diria!


Nos quartos de final vencemos a Turquia por 2-0 e nas meias-finais foi aquele balde de água fria que até hoje estou para saber, se a coisa tivesse sido ao contrário, o bandeirinha marcava penalty! Azar nosso e do Abel Xavier por estar a proteger aquele poste! Mas na fase de apuramento que agora terminou, desvaneceu-se a dúvida: ficou provado que a França até pode marcar golos com as mãos que vai para todo o lado! :-))))))) Enfim... uma prova que nos fica na memória pelas coisas boas que a Selecção fez "pressionada" e com "vontade de vencer"...

Por outro lado, quando entramos "relaxados", apanhamos na tabuleta! Não me esqueci dos 3-0 com que os EUA nos brindaram no Mundial da Coreia Sul em 2002.

Hoje há uma diferença que outrora não havia: Portugal é actualmente uma potência mundial no que toca a jogar futebol. Basta olhar para os clubes de top do continente europeu para arrancar de lá os finalistas Lusos para África do Sul 2010. Quanto ao Brasil, é aquela selecção que nos habituou sempre a títulos deste calibre. Será um eterno candidato ao título pelos bons executantes que possui e pela larga experiência dos seus jogadores que hoje, na sua maioria, actuam no futebol europeu!

É verdade sim. É verdade que o Brasil também está a fazer contas à vida e a pensar como raio lhes fomos calhar na rifa! Se têm dúvida, assistam ao que se diz do lado de lá do oceano acerca do Grupo em causa.

:: O que se diz no Twitter sobre o Grupo de Portugal e Brasil |clicar aqui|
:: Calendário dos Jogos do Mundial 2010 |clicar aqui|

Sem comentários: